O longo caminho da Telefonia à TI Consultiva – Utilizando o Assessment para definir os caminhos da transição

Houve uma época em que o mercado de telefonia e telecomunicações corporativas não tinha nenhuma relação com o mercado de tecnologia da informação. Foi nessa época, há mais de 20 anos, que nasceu a ATelecom (www.atelecom.com.br), voltada para projetos de telefonia corporativa. A empresa cresceu e prosperou com base em sólidos princípios de qualidade de atendimento, foco nas necessidades dos clientes e excelência técnica.

Um novo mercado pede uma nova empresa

Nesses 20 anos, o mercado sofreu profundas transformações, tecnologias como Voz sobre IP consolidaram-se, e a telefonia corporativa foi definitivamente incorporada à área de Tecnologia da Informação. No lugar das antigas centrais, servidores dentro de um Data Center. No lugar de instalações pontuais, complexos projetos integrados de voz, dados e imagens. O novo mercado exigia uma nova ATelecom, e a empresa estava atenta a essa necessidade, e buscava um caminho efetivo e seguro.

Os inúmeros caminhos da mudança

Embora o desafio fosse claro, os caminhos a serem seguidos eram bem menos intuitivos. Como ajustar as metodologias de serviços? Qual o portfólio ideal para o novo momento? Como ajustar os processos comerciais para ter eficiência no novo cenário? Como preparar um time de vendas adequado à complexidade dessas novas demandas? Como realizar essa transição sem colocar em risco a credibilidade e a base de sustentação tão duramente conquistadas? Como levar essa nova mensagem para o mercado? A resposta dessas perguntas era a chave para o sucesso da transição que estava se iniciando.

Para avaliar as necessidades dessa transição escolhemos a Commsulting, porque precisávamos de um trabalho de consultoria prático e eficiente”  declara Giselda Penteado, Diretora da ATelecom.

Olhar externo e metodologia fazem a diferença

Nesse momento estratégico, a ATelecom optou por um olhar externo para ampliar e enriquecer o debate interno, e a Commsulting foi escolhida para avaliar o cenário através do seu Assessment Comercial. A metodologia da consultoria, focada na transição pretendida e no que seria necessário para gerar resultados comerciais concretos num novo cenário, ofereceu perspectivas que tornaram muito mais simples  as decisões estratégicas que estavam por vir.

No inicio, não acreditamos que os resultados do Assessment seriam tão bons. Temos uma unidade em Brasília e outra em SP; vimos isso como dificuldade no aporte de informações necessárias, e não foi o que ocorreu. Recebemos uma análise e uma proposição confiáveis e completos, e por causa disso decidimos continuar com o que foi iniciado, implementando o plano de ação”, completa Giselda.

Case ATelecom
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