Um novo caminho para construir parcerias


Parcerias entre empresas de TI unem o mundo dos fabricantes ao mundo das consultorias e empresas de desenvolvimento. Em 2014, nascia a possibilidade de uma nova parceria entre a Multirede e a Ingram Micro, através do portfólio de software da IBM. Mas o que houve de realmente especial na construção dessa parceria?

A busca por parcerias de resultados

De um lado, a divisão de Valor da Ingram Micro (www.ingrammicro.com.br), líder mundial em distribuição de produtos de tecnologia e presente em 39 países, vinha nos últimos anos evoluindo seu programa de parcerias de software IBM para refletir a sua nova visão desse mercado: parcerias de maior valor agregado voltadas a um mercado maduro e ávido por tecnologias inovadoras em áreas como Cloud, Mobile, Segurança e Big Data. O conceito de soluções amplas e integradas substitui o antigo conceito de revenda de software.

A INGRAM Micro Brasil concentra-se em melhorar o sucesso de seus parceiros de negócios, colaboradores e investidores ao abraçar os seus valores de inovação, responsabilidade, integridade, trabalho em equipe e respeito. Nesse sentido, o inovador projeto de parceria com a Multirede alinha-se às atuais mudanças do mercado de tecnologia, que demanda qualidade e resultados”, diz Bruno Jordão da Ingram.

De outro lado, a Multirede (www.multirede.com.br) também buscava uma proposta diferenciada de parceria para ampliar a sua atuação consultiva em soluções de software. Fundada em 1991 como pioneira em tecnologias de redes e infraestrutura, a empresa expandiu sua atuação através das áreas de consultoria, serviços e integração de sistemas, tornando-se também a principal empresa de treinamento em soluções de TIC do país. Com mais de 200 clientes em todo o território nacional e presente em países como Chile, Colômbia, Angola e Cabo Verde, a Multirede sabia que uma parceria de sucesso com um fabricante de software dependia de um planejamento conjunto adequado para que se tornasse viável e lucrativa a longo prazo.

O ativo mais precioso que detemos é o tempo de nossos recursos, logo, não podemos incorrer no risco de gastá-lo sem ter uma perspectiva adequada de sucesso em longo prazo.”, declara Jorge Moskovitz, Diretor da Multirede.

A parceria como um projeto

Qual seria o foco desse projeto? Qual o potencial comercial de uma parceria entre a Multirede e a Ingram para soluções IBM? Quais os investimentos e ajustes necessários, e em quais áreas? Quais os pontos de atenção e os riscos envolvidos?
Essas eram perguntas que as empresas desejavam responder antes de investir na parceria, pois sabiam que um projeto conjunto demandaria tempo e dinheiro de todos os envolvidos. As respostas dessas perguntas exigiam uma análise criteriosa, mas tinham potencial para evitar os dissabores e prejuízos de eventuais parcerias mal planejadas.

Nasce um projeto ambicioso, mas com os pés no chão

O modelo de Assessment Comercial da Commsulting permitiu conduzir o estudo de viabilidade desse projeto de parceria de forma rápida, mas ao mesmo tempo profunda e detalhada, para que as três empresas envolvidas pudessem avaliar a sua atratividade e o potencial de retorno de seus investimentos. Com essa análise em mãos, nasceu a nova unidade de soluções de software IBM da Multirede, um projeto inovador voltado para a área de soluções em segurança.

Nossas apostas sempre são moderadas, sem serem conservadoras, buscando investimentos que garantam resultados perenes à empresa. Não obstante, buscamos estar a frente do tempo para ofertar aos nossos clientes soluções de real valor, onde serviços representem um verdadeiro diferencial.”, complementa Jorge.

Case Multirede
Classificado como: