Preparando um novo ciclo de crescimento

Fundada há 30 anos, a UniSoma (www.UniSoma.com.br) é pioneira e líder no fornecimento de soluções de Supply Chain Planning e Advanced Planning and Scheduling para o mercado brasileiro. Uma empresa respeitada, com uma invejável carteira de clientes de grande porte de diversos segmentos, referência num mercado de soluções de alta complexidade e reconhecida pela excelência técnica e pela qualidade. Por que uma empresa como a UniSoma opta por desenvolver um projeto de consultoria comercial?

Um novo Cenário

Nesses 30 anos, o mercado mudou, tornou-se mais competitivo, e a empresa estava atenta a essas mudanças. Nos últimos 3 anos, a empresa começou a preparar a sua transição em diversas frentes, da gestão à área técnica, e nesse contexto, surgiu a parceria com a IBM e a Ingram Micro. Se por um lado a UniSoma representa o novo perfil de parceiro que a IBM e Ingram desejam, altamente especializados e capazes de agregar valor ao negócio dos clientes, por outro lado as plataformas da IBM ofereciam à UniSoma a possibilidade de aumentar a abrangência de suas soluções e ganhar escala no desenvolvimento de seus projetos.

Mais do que isso, a UniSoma, a IBM e a Ingram entendiam que esse novo modelo de parceria vai muito além da área comercial e da capacitação em produtos, o seu sucesso depende de um planejamento integrado e de ajustes em diversas frentes. Um novo mercado exigia um novo conceito de parceria, mais amplo e profundo, e foi isso que a UniSoma e a Ingram desenvolveram.

A INGRAM Micro Brasil busca continuamente adquirir novos conhecimentos para melhorar o desempenho e permitir o crescimento dos Business Partners. Temos uma excelente parceria com a UniSoma e o trabalho da Commsulting vem num ótimo momento perante as mudanças Mundiais da IBM, abordar novas soluções e mercado e agregar valor e diferencial competitivo ao End Customer”, declara Bruno Jordão, da Ingram.

Restava unir todos esses novos componentes, e transformá-los num novo ciclo de crescimento comercial sustentável, sem perder as características que fizeram da UniSoma uma das empresas mais respeitadas do país em seu segmento.

O caminho para um novo patamar

A Commsulting foi a empresa escolhida para coordenar o projeto de reformulação comercial. Após um Assessment que envolveu o mapeamento dos objetivos, do mercado específico e do cenário atual, o desenho do projeto abrangeu reposicionamento de imagem, estruturação de equipe de vendas, implantação de metodologia, planejamento conjunto e engajamento da equipe técnica nos processos de vendas.

A forma como o projeto foi estruturado permitiu avaliar corretamente o “gap” entre a visão do mercado e o posicionamento almejado pela UniSoma, fazendo com que os pontos sobre os quais precisávamos atuar para atingirmos nossos objetivos ficassem claros”, declara Luciano Moura, Diretor Comercial da UniSoma.

Uma empresa pronta para o novo desafio

Ao final da primeira fase do projeto, a UniSoma é uma empresa que construiu os alicerces do seu novo ciclo de expansão, alinhando estratégia de negócios, modelos de planejamento e acompanhamento, estrutura comercial, time de marketing e equipe técnica numa visão unificada voltada ao crescimento

Vários benefícios práticos já foram sentidos, como a adoção e implantação de uma metodologia de vendas, que permitiu uma visão mais realista do status das oportunidades e das perspectivas comerciais”, acrescenta Luciano.

 

 

 

 

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