Muitas pequenas e médias empresas dão pouca importância para a comunicação corporativa, mas elas se esquecem de que a comunicação é a base de qualquer relacionamento, e o relacionamento é a base das vendas.

Comunicação, tanto no sentido de passar a mensagem correta da forma correta, quanto no sentido de saber perguntar, ouvir, entender e agir sobre as informações recebidas, está na base dos conceitos de vendas.

Veja alguns dos pontos que não devem ser esquecidos quando pensamos na comunicação com nossos clientes:

 

  • Comunicação é uma via de mão dupla

Parece batido, mas nunca é demais lembrar: você só está se comunicando se estiver falando e ouvindo. Isso é um lembrete para empresas que confundem comunicação com divulgação e propaganda.

 

  • Ao invés de tentar adivinhar, pergunte

Por receio ou por falta de hábito, muitas empresas não costumam perguntar a opinião de seus clientes, e montam suas estratégias baseadas em suposições. Acredite, você não vai incomodá-los com perguntas, a maioria dos clientes valoriza essa iniciativa, e fornecem respostas incrivelmente úteis.

 

  • Respostas corretas vem das perguntas corretas

Questionar o cliente não é algo que devemos usar para confirmarmos o que suspeitamos ou para gerarmos um belo relatório de satisfação. Saiba questionar de forma ampla, sincera e não direcionada, caso contrário as respostas terão pouco valor.

 

  • A comunicação acontece, mesmo que você não perceba

O seu silêncio emite uma mensagem para os seus clientes, seja na forma de falta de posicionamento ou na forma de ausência de respostas. Não  planejar e não gerenciar a sua comunicação não significa não se comunicar, significa se comunicar da pior forma possível.

 

  • Comunicação é um processo contínuo e coletivo, não uma ação esporádica

A verdadeira comunicação acontece no dia a dia, nas inúmeras interações entre os clientes e a equipe da empresa. Todos, sem exceção, são responsáveis pela comunicação da empresa. Se essas interações não forem planejadas e gerenciadas, grandes campanhas e ações promocionais tornam-se inúteis

 

  • Não existe cliente 100% satisfeito

Se você não tem ouvido críticas, reclamações ou sugestões de melhorias, é sinal que não tem prestado muita atenção aos seus clientes. Esconder-se das insatisfações é fácil, mas cobra um preço alto a longo prazo.

 

  • Aprenda a lidar com as críticas

Nada mais humano que sentir-se desconfortável com críticas, mas são elas a matéria-prima da evolução e do crescimento. Uma boa comunicação passa por aprender a entendê-las, levá-las a sério e fazer algo a respeito.

 

  • Comunicação é uma extensão da estratégia

O posicionamento  estratégico é, no fundo, quem a empresa quer ser para seus clientes e como ela quer ser vista no mercado, e a comunicação serve para reforçar esse posicionamento e para entender o quão alinhadas as ações da empresa estão com o que ela planejou.  Nesse sentido, os colaboradores só poderão colaborar com o processo de comunicação se estiverem alinhados com as estratégias corporativas.

 

 

Comunicação e Vendas : Inseparáveis