Você realmente sabe qual o modelo de negócio do McDonalds?

 Se você disse Fast Food, acertou apenas no que se refere a cada franqueado. Já no caso da Rede, a gigante multinacional tem um modelo de negócio que não tem nada a ver com sanduiches…

Tudo começou na década de 50 quando Ray Kroc, um desiludido vendedor de meia idade, conheceu a revolucionária lanchonete dos irmãos McDonald, onde conceitos como o Drive Thru haviam sido criados. Visualizando uma grande oportunidade de negócio ele insistiu durante um longo tempo até que os relutantes irmãos McDonald aceitaram assinar um contrato para abrir franquias, onde a franqueadora estaria a cargo de Ray, mas para isso impuseram condições draconianas: 98,1% das receitas para os franqueados, 0,5% para os irmãos McDonald e apenas 1,4% para a franqueadora, que ainda teria que arcar com todas as despesas de marketing e propaganda. Vendo o seu sonho se tornar financeiramente inviável, a solução veio na forma de um modelo de negócio criativo: a franqueadora compraria os terrenos mais bem localizados (havia muito capital disponível no mercado para imóveis) e alugaria estes terrenos (com um belo ágio) para os novos franqueados como condição contratual. Dessa forma, o McDonalds tornou-se a maior imobiliária do mundo.

Você realmente sabe qual o modelo de negócio do McDonalds?

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